Ocultar infoMostrar info

Arq. Residencial  

JARDIM ESSENCE

Cliente: CONSTRUTORA FETZ

Área: 14.457,20 m²

Local: CURITIBA | PR

Ano: 2012 | 2013

Status: OBRA EM ANDAMENTO

Essence ocupa um terreno privilegiado com 2.500 m² de bosque nativo preservado em Curitiba. O projeto desenvolvido pela SZ ARQUITEURA traz a sintonia entre a arquitetura e paisagismo, resultando na harmonia entre exterior e interior. Com inspiração nos 5 elementos da natureza, Essence traz a energia de Aqua, Lignum, Ignis, Terra e Metallum, que, como as forças da natureza: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal, formam um ciclo dinâmico de constante renovação e equilíbrio proporcionando qualidade de vida para seus moradore

Neste novo empreendimento da Construtora FETZ, com início das obras no começo de 2013, a arquitetura e o paisagismo estão integrados com a paisagem local. Cada bloco apresenta um desenho diferenciado mas com uma identidade em comum. As linhas horizontais proporcionam leveza à fachada e ainda ajudam a amenizar a incidência do sol. Os materiais de acabamento diferenciam cada um dos blocos e se conectam visualmente entre si e com os jardins dos 5 elementos. A cor branca faz referência ao elemento água e metal, o acabamento em porcelanato amadeirado remete aos elementos da madeira e terra, e o acabamento em cerâmica cor tijolo passa a sensação do elemento fogo. Além das plantas flexíveis, adaptáveis às necessidades de cada morador, o empreendimento conta com infraestrutura de lazer, com espaços para os adultos e crianças localizados nos Áticos de cada bloco.

Os itens de sustentabilidade permearam todo o projeto. O projeto contemplou pontos como a melhor implantação dos blocos ao declive do terreno, priorizando a melhor insolação/ventilação e privacidade para as unidades. Sistemas de racionalização da água e energia, assim como uso de materiais de menor impacto também estão previstos. A área de bosque nativo será totalmente preservada e o projeto de paisagismo para o boulevard de acesso e que interliga todos os blocos utilizará plantas nativas e adaptáveis ao local. Cinco jardins serão criados proporcionando sensações visuais, olfativas, auditivas, tactivas e espaciais de cada uma das energias dos 5 elementos.

PROJETO ARQUITETÔNICO:
ARQ. IVANA LUCY SZCZUK

PROJETO PAISAGÍSTICO:
ARQ. JULIANA CASTRO