Ocultar infoMostrar info

Arq. Residencial  Arq. Interior

VALE DAS ÁGUAS

Cliente: CONSTRUTORA FETZ

Área: 11.357,80 m²

Local: RIO VERDE | GO

Ano: 2013

Status: OBRA EM ANDAMENTO

das Águas Residence é um empreendimento de alto padrão que traz um estilo contemporâneo aliado a elementos naturais. Apresenta o conceito de residências suspensas, criado para aliar o conforto de uma casa, com a segurança de um edifício moderno, e o privilegio de uma vista panorâmica através das suas sacadas envidraçadas. Cuidadosamente projetado para oferecer um empreendimento sustentável, tecnologicamente avançado e com beleza arquitetônica.

CONTEMPORÂNEO E NATURAL

Os generosos envelopes amadeirados que envolvem as sacadas envidraçadas são os principais elementos de composição do edifício. Um desenho contemporâneo proporcionando dinamismo e imponência, calculados para garantir a insolação correta de cada fachada. A leveza das fachadas fica por conta do desenho das marquises reforçadas pelo guarda-corpo com linhas horizontais.

Em equilíbrio ao desenho contemporâneo de linhas retas, o projeto usou como fonte de inspiração os elementos naturais, como a água, a madeira e a vegetação local. O elemento água é destacado na imponente entrada do edifício e área de lazer, fazendo referência ao nome do empreendimento e aproveitando suas características de conforto para o clima da região. A madeira é utilizada de diferentes formas em todo o projeto: como destaque nas fachadas, como elemento de composição nos ambientes da área de lazer proporcionado aconchego e conforto, e no mobiliário que faz uso de peças em madeira com design brasileiro. As formas orgânicas foram fonte de inspiração para o cuidadoso desenho dos jardins do terraço e entrada, desenvolvendo um paisagismo ecológico, utilizando de vegetação com espécies da região e contribuindo para a redução das ilhas de calor.

RESIDÊNCIAS SUSPENSAS

Os apartamentos têm conceito de residências suspensas, aliando conforto e segurança, além de uma vista privilegiada.

Todos os ambientes são iluminados e ventilados naturalmente, e foram rigorosamente planejados para oferecer a melhor insolação e conforto térmico. As sacadas totalmente envidraçadas através do sistema screen glass permitem a abertura ou fechamento total destes espaços sem perder a visão da paisagem. Para garantir o conforto térmico utiliza vidro com propriedades de controle solar, explorando ao máximo a vista. Solução adequada ao clima da cidade por preservar a vista e a luz natural ao mesmo tempo em que reduz a transmissão de calor para os espaços internos, diminuindo gastos energéticos para resfriamento dos apartamentos.

SUSTENTABILIDADE

1. Paisagismo ecológico – criação de terraços jardins utilizando de vegetação com espécies da região e contribuindo para a redução das ilhas de calor.

2. Terraço Jardim - utilização da cobertura das áreas de estacionamento como terraço jardim como área de lazer, maximizando as áreas verdes e de convivência social.

3. Conforto térmico - orientação das fachadas, ambientes e criação de brises para o melhor aproveitamento da luz e ventilação natural. Uso de vidros laminados com propriedades de controle solar para redução da transmissão de calor para os espaços internos, diminuindo gastos energéticos para resfriamento da edificação.

4. Conforto acústico – Uso de esquadrias e manta de isolamento nos pisos (entre pavimentos) com propriedades acústicas.

5. Iluminação e ventilação natural – apartamentos configurados com prioridade pela iluminação e ventilação natural. Ambientes da área de lazer também configurados com iluminação e ventilação natural e áreas de sombreamento.

6. Eficiência Energética – Uso de lâmpadas de baixo consumo e dispositivos economizadores, sensores de presença, nas áreas comuns. Sistema de aquecimento de água individual e gás (passagem com recirculação) e uso de equipamentos com selo PROCEL classificados na categoria A. Medição individual de gás.

7. Gestão da água - Medição individual de água. Instalação de dispositivos economizadores para o sistema de descarga, arejadores e registro de regulador de vazão.

8. Manutenção das fachadas - Uso de materiais de qualidade comprovada e que eliminem/reduzam a manutenção. Uso de materiais de alto desempenho como os revestimentos das fachadas com alta durabilidade, em porcelanato e minerais, reduzindo o desperdício de recursos naturais e financeiros com reparos e manutenção desnecessários.

9. Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

10. Coleta Seletiva de lixo

PROJETO ARQUITETÔNICO:
ARQ. IVANA LUCY SZCZUK